terça-feira, 19 de setembro de 2017

Bolo de Café & Creme de Mascarpone

O meu pai faz anos!!!

O meu pai é um homem de face sisuda, que raramente se ri, mas quando o faz, é com toda a vontade do mundo. Não faz fretes a ninguém e nem sempre mede as palavras quando tem que se pronunciar sobre um determinado assunto. Nem sempre esteve presente, mas quando está faz questão de que dês conta que ele está ali para ti e nunca te abandonará. Não te nega nada, mas exige de ti uma dedicação quase que extrema à vida que desejas. Não é a pessoa mais perfeita do mundo, só que sem sombra de dúvida é a pessoa mais corajosa que eu conheci em todos os meus anos nesta terra, nunca desistindo mesmo quando o caminho parecia ser o mais sombrio possível.
Este é o meu pai..Hoje, amanhã e sempre será o meu pai!

Por ser uma pessoa tão "especial", merecia sem sombra de qualquer dúvida, que eu me dedicasse seriamente a descobrir e consequentemente confeccionar aquele que seria o bolo para comemorar as suas 58 primaveras. Apesar de tal como a minha mãe, adorar chocolate, pensei que se ela teve um bolo à sua altura, também ele merecia ser surpreendido com um que ressaltasse aquilo que ele é. Depois de muito procurar, lembrei-me que ele sempre adorou e apreciou um belo café, pelo que nada melhor que um bolo de café, receita originalmente retirada do Baking Ginger, blog de culinária americano cheio de doces, docinhos e "doções", em que só o aspecto da comida me faz salivar...

Precisas
* 3 chávenas e 1/2 de farinha para bolos
* 2 colheres de sopa e 1/2 de fermento
* 3/4 de colher de sopa de bicarbonato de sódio
* 1/2 chávena de óleo de girassol (coco)
* 1/2 chávena de açúcar amarelo
* 1/2 chávena de açúcar branco
* 2 ovos (inteiros)
* 1 clara
* 3 colheres de sopa de extracto de baunilha
* 1 chávena e 1/2 de leite
* 2 chávenas (das de café expresso) de café forte (pode ser directamente da máquina de café).

Por onde começas?! Parte fácil, ligar o forno a 180º, untar a forma (ou formas) com manteiga e farinha e reservar.

Continuamos com as tarefas fáceis: com ajuda de uma peneira, mistura todos os ingredientes secos, entenda-se a farinha, fermento em pó e bicarbonato de sódio.



Agora, começa a preparar a parte "difícil": numa taça misturadora coloca o óleo, o extracto de baunilha e a mistura dos açúcares. Bate até que se misturem.

Depois, acrescentas lentamente a farinha e o leite, mas não de uma vez: por cada adição de farinha, adicionas um pouco do leite, até que os dois ingredientes terminem e fique tudo bem misturado.
Quando a massa estiver homogénea, acrescentas os dois shots de café forte e misturas novamente.




Verte o preparado na forma (ou formas) e leva ao forno entre os 25 e os 35 minutos.



Eu fiz em apenas uma forma, pelo que demorou mais tempo a cozer, mas quando dividido em duas formas, coze mais depressa e fica igualmente saboroso, permitindo-te depois fazer um bolo por camadas.

O merengue da receita original levava uma quantidade mais que exorbitante de manteiga, que a meu ver tornam o bolo enjoativo, pelo que optei por fazer um creme de mascarpone
  • 200 ml de natas
  • 500 g de mascarpone
  • 1 chávena de café expresso
  • 1 a 2 colheres de em pó (uso Nescafé Creme)
  • açúcar de confiteiro a gosto

Bate as natas com açúcar, seguido do mascaporne. Mistura ambos e vai acrescentando café a gosto. Leva ao frio por 3 a 4 horas antes de rechear.

Por fim, recheia o bolo.
Parte em metades, coloca o creme de mascaporne no centro e cobre com a outra metade. Barra com uma generosa quantidade de creme e depois...cantar os parabéns e saborear.


Hoje, amanhã e sempre...

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário