quarta-feira, 11 de abril de 2018

Lombo de Salmão c/ Alho & Mel

Cá em casa comer peixe é sempre uma grande aventura. O Tobias não é de todo fã, muito por não ter sido habituado a comer de tudo quando pequeno, enquanto que eu trocaria qualquer suculento bife por um peixinho de mar, rio, seja do que for, aparecesse ele cozinho, grelhado ou assado, "marchava" com uma facilidade tremenda.

Desde que vivemos juntos (e já lá vão uns aninhos) que a minha árdua tarefa tem sido mudar os hábito alimentares do "menino", incluindo na sua dieta diária o consumo de peixe e moluscos, fazendo o esforço quase que titânico de, pelo menos duas vezes por semana, o nosso jantar ser dos habitantes dos mares e rios.

Assim sendo, um dos peixes que encontramos mais em conta nos nossos supermercados é o Salmão, que eu adoro aos lombos e como tal, para que não seja sempre feito da mesma forma, decidi pesquisar novas modalidades de confeccionar, acrescentando o meu gosto pessoal. Aqui vos deixo, talvez, o meu melhor prato de salmão, que recomendo vivamente e a maior vantagem é que precisas de 20 minutos para ficar pronto.

Ingredientes:
* 2 lombos de salmão
* 2 a 3 colheres de sopa de mel
* 1 colher de sopa de água quente
* 1 colher e meia de sopa de vinagre de cidra
* 1 colher de sopa de azeite
* 4 dentes de alho picados
* 1/2  limão cortado em gomos (e sumo de meio limão)
* sal, pimenta & cebolinho q.b.

Começa por temperar o salmão com sal e pimenta preta.

Numa taça colocas o mel,  o vinagre e o sumo de limão..Acrescentas a colher de água quente e mexe até ficarem bem combinados.

Numa frigideira anti-aderente, azeite e os lombos de salmão a grelhar, quase até ficarem prontos (de ambos os lados). Acrescentas o alho picado até alourar e por fim a mistura de mel e os gomos de limão. Deixa fervilhar até ficar "peganhento". 

Retira e serve acompanhado com um salteado de legumes.

Devo dizer, mesmo parecendo convencida, que ficaram absolutamente divinais...




Ni



Sem comentários:

Enviar um comentário