A receita do Pão de Ló de Ovar deixava as claras de parte. Ora bem, eu não gosto nada de deitar comida fora e considero que existe sempre alguma coisa que podemos fazer com as sobras. O mesmo acontece com as "sobras" dos bolos e existem algumas delicias que podemos concretizar recorrendo só às claras, de entre elas destaco:
- Pavlova
- Molotoff
- Suspiros
Podes ainda fazer uma omolete só de claras também, mas achei que seis eram de mais.
Como a minha irmã faz as suas exigência culinárias quando vem cá almoçar, disse "apetecia-me tanto um bolo de bolacha", ao que eu respondi, "nem penses, não vou mais hoje às compras...mas sobram-me as claras e estava a pensar em fazer alguma coisa com elas". Nem que me deu tempo de responder "Faz-me um Molotoff então".
Aqui vai a minha receita de Molotoff de Café:
- 6 claras
- 5 colheres de açúcar
- 2 a 3 colheres de café em pó (bem fino)
- caramelo para a forma (eu fiz em casa).
Começas por bater as claras e acrescenta uma a uma as colheres de açúcar. Quando as claras estiverem bem firmes, acrescenta o café e continua a bater.
Para o caramelo: eu usei cerca de 250 g de açúcar mascavado. Derreti na panela e depois forrei a forma com ele. A desvantagem do caramelo caseiro é que enquanto estiver quente é fluído, mas mal arrefece fica espesso e complica a tarefa de barrar a forma. Opta por Caramelo Líquido.
Coloca o preparado sobre a forma barrada a caramelo e leva ao forno pré aquecido a 180º durante 8 minutos. Deixa no formo mais 30 minutos após a cozedura e nunca, mas nunca abras a porta durante este período.
Desenforma, leva ao frigorífico e depois saboreia o resultado!
Sem comentários:
Enviar um comentário