quinta-feira, 8 de junho de 2017

Bacalhau à Brás Ligth

Quando o tempo começa a aquecer, as pessoas preocupam-se logo com a "linha". Felizmente a cultura do corpo está a mudar e mulheres com formas mais voluptuosas (como é o meu caso), passam a ser vistas como modelos a seguir, atraentes aos olhos de quem as vê. Contudo, mesmo assim, a rádio e a televisão continuam a encher-nos de imagens de padrões de beleza distorcidos, em que nós comuns mortais nem sempre conseguimos alcançar.

Um bocadinho (tipo, bastante, muito) cansada destes tipicos padrões de beleza, resolvi fazer um esforço quase que titãnico para me aceitar exactamente como sou. Não sou nenhuma Cláudia Schiffer, mas sou uma Kim Kardashian bem fofinha, de bem como o seu corpo, que pratica exercício regularmente e considera imensamente importante conseguir comer de forma saudável durante a maior parte do tempo.

E nisto de comer de forma saudável, as batatas (que nunca foram muito apreciadas pela minha pessoa) têm vindo a ser substituídas, pelo que um típico prato português teve que sofrer as suas nuances para corresponder aos meus "padrões" alimentares.

Aqui vos deixo o meu Bacalhau à Brás Ligth

Precisas:
* 300 g de bacalhau desfiado (seco ou demolhado)
* 1 courgete grande
* 1 cenoura
* 1 cebola grande
* 1 dente de alho
* 1 colher de café de açafrão
* cominhos q.b.
* 2 a 3 ovos
* azeite q.b.
* salsa q.b.
* sal & pimenta

Truque:
Tenho por hábito comprar aquelas cuvetes de bacalhau seco, por demolhar, já às lascas. Antes de cozinhar, colocas a demolhar de manhã antes de sair de casa e à noite está pronto a ser cozinhado.

Começa por colocar os ovos a cozer.

Numa wok, colocas um fio de azeite e adicionas a cebola cortada em luas, juntamente com o alho picado e deixas refogar. Quando estiverem dourados, acrescentas o bacalhau desfiado, devidamente demolhado, a cenoura raspada e temperas com os cominhos, açafrão e pimenta. Vai envolvendo.

Enquanto isso, sem retirar a casca, corta a courgete em palitos e passa por um coador, para retirares a água em excesso. 
Já com o bacalhau cozido, adicionas a courgete, envolves e deixas refogar por 5 minutos (mais do que isso vai desfazer a courgete).

Vertes o preparado num tabuleiro e leva ao forno, pré aquecido a 180 º, com os ovos dispostos por cima e polvilhados com salsa, durante 10 a 15 minutos.



E voilá, tens uma bela refeição, saudável, saborosa e que nada deixa a desejar ao típico prato português.



Dica: podes trocar  a courgete por batata doce cozida!

Ni




Sem comentários:

Enviar um comentário