quarta-feira, 5 de abril de 2017

Porto Wine Chocolat Cake

Há um mês atrás fiz um bolo de aniversário para dois amigos que ficou divinal e depois de muito procurar, encontrei aquele que seria o bolo de aniversário para aquela amiga que aprecia um bom copo de vinho ou uma bela fatia de bolo de chocolate.

Fez 37 anos e por vezes parece uma criança pequena, a olhar para o mundo como se tivesse a ver as coisas pela primeira vez. Ri com tanta vontade como chora. Tanto acredita dela, como no momento a seguir quer esconder-se no primeiro buraco que aparecer, mas a verdade é que é uma das pessoas mais corajosas que eu conheço, que procura todos os dias desafiar os seus medos, mesmo quando sabe que eles vão lá estar quando acordar. O facto, é que gosto dela assim e sei que seja hoje ou daqui a 100 anos, estaremos juntas, com as nossas gargalhadas e aventuras cheias de sorrisos e momentos para recordar. Para ti, Dores, aqui está o melhor bolo de chocolate de sempre, que para melhorar, leva Vinho do Porto!!!

A receita foi adaptada do blog Techicolor Kitchen, modificada para os ingredientes tradicionais portugueses e claro, modificada segundo os meus "padrões de exigência". Eis então os ingredientes que precisas:
* 200 g de farinha
* 2 colheres de sopa de chocolate em pó
* 1 colher de chá de fermento em pó
* 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
* 180 g de manteiga sem sal, amolecida (não derretida)
* 100 g de açúcar amarelo
* 4 ovos 
* 1 colher de chá de extracto de baunilha
* 1 tabelete de chocolate amargo, derretido (usei 55% cacau);
* 120 ml de leite de aveia
* 120 ml de Vinho do Porto

Primeiros passos: ligar o forno a 180 º e claro, untar a forma com manteiga, polvilhar com chocolate em pó em vez de farinha e reservar.
Depois, antes de deitar as mãos na batedeira, mistura a farinha, fermento, chocolate em pó e o bicarbonato de sódio e peneira suavemente.

Agora sim, mãos à obra!

Numa misturadora, coloca o açúcar e a manteiga. Bate até formar um creme claro e fofo. 
Acrescenta os ovos, inteiros, um a um e vai raspando a taça em cada adição. Depois, o extracto de baunilha e o chocolate derretido (convém morno) ao preparado anterior, diminuindo a velocidade da batedeira.


Mantendo a velocidade baixa, adiciona metade da mistura da farinha, seguindo-se do vinho e do leite, e quando estes estiverem bem incorporados, acrescenta a restante farinha. Vai sempre raspando as laterais da taça e quando estiver incorporado, pára!

Verte o preparado sobre a forma e leva ao forno entre 30 a 40 minutos (não mais que isto e claro, faz o teste do palito antes de retirar).




Podes fazer uma calda para acompanhar:
  • 2 colheres e meia de sopa de manteiga 
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 colheres de sopa de leite de amêndoa
  • 1 colher de sopa de vinho do porto 


Eu optei por polvilhar com açúcar de confeiteiro e pequenas raspas de chocolate.
Bom apetite!


Da vossa 
Ni



Sem comentários:

Enviar um comentário