terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Lasanha com Molho de Noz Moscada & Prosciutto

Tenho os meus dias bons e dias maus. Tenho sonhos, esperanças, desejos e vontades como todas as pessoas. Por vezes, sinto-me diferente daqueles que me rodeiam e paro, respiro fundo, elimino o som e apenas observa tudo que se encontra à minha volta. Apercebi-me com o tempo que na minha vida, fazem parte dela apenas as pessoas que eu quero, que apreciam a minha companhia, que não cobram a minha presença, que apenas te desejam o bem. Além da minha família (pela qual sou capaz de morrer), encontrei aquelas pessoas com as quais quero partilhar as "páginas da minha vida", às quais posso chamar "minhas" sem sentimentos de posse.
Todas estas palavras para resumir a receita de hoje! Para aqueles amigos com quem partilhas aventuras, que estão lá mesmo quando não os vês, que falam mesmo quando não os ouves, fica o primeiro jantar do ano 2017, retirado do meu novo livro de receitas Delicias sem Lactose!!!

Embora tenha seguido a receita original, fiz pequenas alterações adptadas ao gosto de cada um!

Lasanha de Carne de Vaca com Molho de Queijo e Noz Moscada, coberta com Prosciutto (Presunto)


Para a Lasanha:
* 500 g de carne de vaca moida (fresca, eu pedi no talho para picarem)
* 1 cebola grande
* 2 dentes de alho
* 2/ 3 colheres de sopa de azeite
* sal & pimenta q.b. 
* 150 ml de vinho tinto
* 400 g tomate (pelado, sem graínhas)
* 100 ml de polpa de tomate
* folhas de louro q.b.
* 2/ 3 colheres de café de tomilho fresco

Para o molho:
* 200 ml de natas vegetais (ou sem lactose)
* 100 g de queijo emental 
* 250 g de queijo creme ligth (tipo Philadelphia)
* sal & pimenta q.b.
* 2/ 3 colheres de chá de noz moscada

Para terminar:
* folhas de pasta (preferencialmente frescas)
* fatias de presunto fatiadas (finas)

Começa por preparar a carne.
Numa panela coloca o azeite. Quando começar a fervilhar, acrescenta o alho e a cebola picados finamente. Adiciona a carne e vai mexendo e separando com a ajuda de uma colher. Vai mexendo até ficar com uma cor acastanhada.
Tempera com sal, pimenta e louro. Acrescenta o vinho tinto e o tomilho (se tiveres fresco, sabe melhor). 
Quando fervilhar, acrescenta a polpa de tomate e o tomate em cubos. Mistura e deixa apurar.

Enquanto isso, prepara o molho de queijo. Numa taça mistura o queijo creme com as natas com ajuda de uma vara de arames. Tempera com sal, pimenta e noz moscada. 
Por mim, com ajuda de um ralador, acrescenta o emental.
O molho está pronto.



Num tabuleiro, pincela o fundo com azeite e as laterais.
Cobre o fundo com o molho de carne e depois um pouco do molho de queijo. Cobre com duas folhas de lasanha e repete o processo até terminarem os molhos. 
Na última camada, dispõe as fatias de presunto, cobre com queijo emental e eu acrescentei ainda um pouco de mozarela.



Por fim, levas ao forno, durante 30 a 35 minutos, a 180º, até borbulhar e o queijo alourar. Façam um favor a vocês mesmos: comam quentinha!!!


Desculpem a demora, mas foi por bons motivos!!!
Da vossa

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário