quarta-feira, 5 de julho de 2017

Bolo com Buttercream Merengado de Chocolate

Welcome!!!!

Sim sim, estou de volta ao fim de quase 3 semanas sem dar noticias. 
Motivo: o melhor do mundo, férias!!! 

Uma vez por ano, aqui em casa, fazemos as malas e rumamos a um destino deliciosamente escolhido para gozar o tão merecido descanso após meses ininterruptos de trabalho intenso. Não considero que cozinhar seja um "trabalho", mas quando estou de férias não há espaço para pratos e panelas, apenas espaço para experimentar as maravilhas culinárias do destino escolhido.

Contudo, antes de ir de férias, fiz a última receita que hoje vos deixo: um bolo de chocolate perfeito (não há mesmo como falhar)  com uma quantidade quase que atómica de chocolate, feito para comemorar o aniversário da melhor mãe do mundo, a minha, que chegou às suas 53 Primaveras.

Porque é simples de fazer?! Apenas precisas de uma misturadora e uma batedeira para o fazeres. Aviso que fica uma verdadeira bomba de chocolate, deliciosa, acompanhada pelo café ( ou taça de champagnhe)!!


Para a massa:
* 1/ 2 chávena de açúcar amarelo
* 1 chávena e meia de farinha para bolos
* 1 chávena de cacau em pó, amargo
* 1 colher de chá e meia de fermento em pó
* 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
* 1 chávena de manteiga, amolecida, aos cubos
* 4 ovos classe L (ou 5 classe M)
* 1 iogurte grego natural
* 2 colheres de chá de extracto de baunilha

Para fazeres a massa para o bolo começa por pré aquecer o forno a 180º e preparar duas formas redondas para a massa (barras com manteiga e polvilhas com chocolate em pó).

Numa peneira, colocas a farinha, o chocolate em pó, o fermento e o bicarbonato de sódio e peneiras para uma taça na qual já tens o açúcar. Adicionas os cubos de manteiga e a velocidade baixa bates com a batedeira até a mistura dos secos ficar parecida com areia.
Acrescentas os ovos, um a um, batendo e raspando as laterais entre cada adição.


Quando os ovos estiverem todos incorporados está na hora do iogurte grego: bate a velocidade média entre 60 a 90 segundos.
Divide o preparado pelas duas formas e leva ao forno entre 30 a 40 minutos (faz o teste do palito).




Como vês, o bolo é super fácil de fazer!!! 




Contudo, o que verdadeiramente te vai deixar sem palavras é o merengue de chocolate que irás fazer para o rechear e cobrir. Aviso já que até eu, que não sou apreciadora de chocolate, fiquei maravilhada com o sabor, espessura e leveza com que este recheio combina tão bem com o bolo. Melhor nem falar da minha Mãe, que simplesmente delirou com tudo, mesmo quando viu que o bolo estava torto.

Merengue Suiço (prepara-te para sujar loiça):
* 6 claras
* 1 chávena e meia de açúcar amarelo
* 2 chávenas de manteiga, sem sal, amolecida
* 285 g de chocolate culinário, derretido e arrefecido
* 2 colheres de sopa e meia de água
* 1 colher de sopa de extracto de baunilha
* 1/4 de colher de chá de sal fino


Panela com água a ferver e uma taça na qual possas "cozer" os teus ingredientes em banho maria.
Nessa taça, colocas as claras juntamente com o açúcar e deixas cozinhar lentamente, mexendo esporadicamente até que a mistura fique esbranquiçada e pouco pegajosa (não podes sentir os grãos do açúcar).
Retira do calor, coloca numa taça mistura e bate a média velocidade até ficar firme, fofa e fria.
Acrescenta, sem desligar a batedeira, a manteiga, colher a colher. Sempre que a mistura parecer coalhada, bate a grande velocidade até ficar suave novamente. Quando a mistura ficar cremosa (escorrer da colher), leva ao frigorífico por 10 a 20 minutos.
Enquanto o preparado arrefece, derrete o chocolate em banho maria, mexendo, para fique suave.
Retire o preparado de manteiga do frigorífico, bate novamente até que fique fofa e acrescenta o chocolate derretido. Acrescenta a água, o cacau em pó, o extracto de baunilha e sal fino ao creme de manteiga e mexe até que fique tudo incorporado.
Novamente ao frigorífico por 1 a 2 horas.

Agora a parte final!!!
Barra uma das metades com o creme de chocolate e coloca a outra por cima. Cobre o restante bolo com o creme de manteiga. 


Se tiveres um saco de pasteleiro, usa para decorar o bolo a gosto e sempre que o buttercream de chocolate estiver a ficar menos espesso, leva novamente ao frigorífico para solidificar.




Desculpem a demora, mas prometo que valeu a pena!!!
Ni









Sem comentários:

Enviar um comentário