quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Bolo de Maçã & Pêra

Bem-vindo Outono!!! Era suposto a esta hora estar frio, já com alguns chuviscos e começar a dar-me aquela vontade boa de ficar enrolada no sofá com a minha pessoa!!! Ora, aqui neste nosso "belo e maravilhoso" Portugal (palavras da sobrinha) continua a fazer um calor que só dá vontade de pegar na toalha de praia, bikini e ir dar um mergulho nas águas gélidas do norte.

Contudo, apesar do calor, já se nota que é Outono e eu, particularmente euzinha, adoro esta estação do ano, em que tudo fica em tons castanhos e dourados, em que as árvores abandonam o verdejante e ficam despidas, a aguardar a primavera para florescerem. Também adoro esta estação pelas coisas que nela surgem, como as pêras, maçãs maduras, as abóboras e as castanhas, que começam a invadir a minha cozinha e a colocar a minha imaginação em combustão!!!

Com uma imaginação como esta, se acrescentares maçãs e pêras madurissimas da quinta dos pais, o que fazes?? Assas no forno ou cozes, que é mais rápido e sujas pouca loiça, só que eu gosto de complicar.

Na estreia das minhas mini forminhas, aqui vos deixo a minha receita de Bolo de Maçã & Pêra
* 4 ovos inteiros
* 2 maçâs
* 2 pêras
* 2 chávenas de farinha
* 2/3 de chávena de açúcar (amarelo)
* 1 chávena de óleo de girassol/ coco
* 1 colher de sopa de canela
* 1 colher de sopa de fermento em pó

Primeiro, untar a forma com manteiga, polvilhar com farinha e pré aquecer o forno a 180º.
Segundo, numa taça, peneiras a farinha, juntamente com o fermento e a canela. Acrescentas posteriormente o açúcar e reserva.

Depois, se tiveres um liquidificador óptimo, caso contrário usa a varinha mágica: colocas as maçãs e pêras cortadas em cubos, os ovos inteiros e o óleo. Mistura tudo até formar um creme homogéneo.

Por fim, numa taça misturadora e com ajuda de uma vara de arames, acrescenta lentamente a farinha ao creme, até criar uma mistura fluída (não precisas de varinha). 



Coloca o preparado na forma e leva ao forno por 40 minutos (antes de tirar, faz o teste do palito).




Retira, deixa arrefecer, desenforma e...toca a morfar!



(Prometo que irei dedicar-me nos próximos tempos a fazer outras coisas que não doces, mas o facto é que os ingredientes que tenho disponíveis dão-me para isto).


Até breve...

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário