quarta-feira, 24 de maio de 2017

Almôndegas da Mary

Faço parte de um grupo no Facebook com o nome "Cantinho das Cozinheiras". Faz coisas engraçadas e permite que inúmeras cozinheiras amadoras (ou não), troquem ideias, partilhem pratos e aventuras. Foi com este grupo que me apercebi que existem mulheres (e talvez alguns homens) que mantêm os seus blogs culinários à anos. Uns com mais, outros com menos sucesso. Sei que um dos meus favoritos, Cinco Quartos de Laranja, participa mensalmente nos desafios propostos e acho bonito a forma como as pessoas se entregam aos seus feitos culinários.

Obviamente que existem tantos ou mais blogs culinários como este. Uns que ainda estão numa fase exploratória, outros que já alcançaram um patamar tal que já não são os próprios bloggers a escrever as suas aventuras. Mas, o que torna o meu especial é que realmente, sou eu que escrevo, sou eu que cozinho e não tenho nenhuma fotógrafa profissional a melhorar as minhas fotos ou as minhas publicações.

Por adorar cozinheiras amadoras (nas quais me incluo), participei no desafio de confeccionar uma das receitas do blog O Meu Refúgio Culinário: Almôndegas à Minha Moda, que eu rebaptizei como homenagem à sua autora de Almôndegas da Mary!!!

Admito desde já que não segui a receita à risca, mas aqui fica!

Precisas:
* 2 bifes de peru grandes (cerca de 300 g)
*75 g de paio finissimo (original diz paio)
* 75 g de fiambre de peru em forno a lenha (original diz chourição)
* 200 g de queijo cheddar (original diz 4 queijos)
* sal & pimenta q.b.
* 1 ovo
* 1 colher de café de alho em pó
* salsa q.b.
* 1/2 cebola

Relativamente a receita original acrescentei a cebola e retirei o pão ralado.

Como fazer? Ou compras a carne picada ou picas em casa: eu usei o meu Tupperware Ralador Master , no qual coloquei a carne, seguido das fatias de paio e fiambre.

À carne picada, acrescentei sal, pimenta, alho em pó, a salsa e cebola picada, ralando o queijo cheddar por cima. Depois, mãos à obra a misturar todos os ingredientes.


Bate um ovo e por fim acrescenta ao preparado de carne, voltando a mexer.

Forma pequenas bolas com as mãos (4 cm) e coloca num tabuleiro untado com azeite.



Leva ao forno pré aquecido a 200 º entre 25 a 35 minutos (também podes fritar, se quiseres).



Serve quentinhas, acompanhadas por uma salada de pepino com molho de iogurte!!!


Devo dizer que ficaram deliciosas e sabem mesmo bem nestes dias mais quentes, acompanhadinhas com uma bela salada!!

Bom apetite!
Ni

1 comentário:

  1. Ficaram fantásticas,...
    Fico feliz em saber que gostaram,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar