quinta-feira, 11 de maio de 2017

Natas de Café

O pastel de nata deve ser o doce português mais conhecido (e comido) a nível nacional e internacional.
Trata-se de um pequeno bolinho, num "copo" de massa folhada, recheado com um creme adocicado, levemente tostado por cima, que pode ou não ter canela.
Em Lisboa são muita apreciadas e amplamente conhecidas como Pasteis de Belém, enquanto que aqui no Norte apenas nos referimos a elas como Natas.

Ora, a minha mãe adora Natas. Gosta particularmente de umas natas que uma amiga fazia. Tinham um ligeiro travo a café. E como na Páscoa sobraram gemas, resolvi presentear a minha mãe com as minhas Natas de Café.

Não, a receita não é dessa amiga. Não, não a procurei, simplesmente resolvi misturar os ingredientes das tradicionais natas, com aquela quantidade mais que certa de café. Posso dizer que o resultado além de perfeito, demonstrou por si mesmo que nem sempre é possível sobrarem migalhas!!!

Precisas:
* 1 base de massa folhada
* 150 g de açúcar
* 40 g de farinha
* 35 g de farinha Maizena
* 6 gemas
* 500 ml de natas
* 400 ml de água
* 100 ml de café expresso forte (de máquina)

A primeira coisa que resolvi fazer na minha receita de Natas de Café foi diminuir a quantidade exorbitante de açúcar para metade. Todos os outros ingredientes por si só já a tornam doce o suficiente e para mim, este pastel português tem que ser saboroso, fresco e suave.

Como preparamos?! Primeiro, numa panela anti-aderente coloca a água e o açúcar. Deixa ferver aproximadamente 5 a 7 minutos. 
Enquanto isso, numa taça coloca as gemas e as farinhas, mexendo bem com ajuda de uma vara de arames. Quando as farinhas estiverem incorporadas, acrescentas o café e depois as natas. Mistura bem.
Acrescenta este preparado à calda do açúcar, em lume brando, mexendo bem para não colocar e deixar engrossar. Quando tiver formado um creme denso, retira do lume.

Corta a massa folhada em círculos, forrando as forminhas (ou tabuleiro de muffins, como é o meu caso) e estende com os dedos para forrar bem o fundo. Verte com ajuda de uma colher o preparado sobre as formas de massa folhada e leva ao forno, previamente aquecido a 250º, entre 8 a 15 minutos.

Depois é só retirar, deixar arrefecer e saborear.

Eu sirvo-as frias, vindas directamente do frigorífico e polvilhadas com um pouco de canela.


Natas de Café?! Olhem só mais um dos motivos para eu ir correr logo!!!

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário