segunda-feira, 8 de maio de 2017

Salada de Couve Flor & Brocolos com Molho de Mornay

Oh sim, a receita de hoje parece ser retirada de um daqueles restaurantes com estrelas Michelin. Ora, a minha casa é o meu restaurante privado com mil e uma estrelas Michelin, que como qualquer outro chef de cozinha adapto as minhas receitas, crio outras tantas e procuro aprender umas quantas ainda. 

É neste contexto de aprendizagem (e imensa curiosidade) que adoro os meus livros de culinária (e esta é uma das melhores prendas que me podem oferecer) e como tal, em momentos especiais, lá estou eu a folhear à procura daquele prato perfeito que vai tornar a nossa refeição ainda mais maravilhosa. 

Directamente do livro, Receitas sem Lactose, lá saiu esta belíssima receita de legumes, apta para os intolerantes à lactose e glúten e a melhor noticia de todas, quem está de DIETA também pode "enfardar" à grande este belo acompanhamento. Aqui vai...

Precisas:
* 1 couve flor média
* 1 brócolo médio
* 500 ml de leite sem lactose (ou soja)
* 2 colheres de sopa de natas s/ lactose (ou vegetais)
* 1 colher de sopa de farinha maizena
* sumo de limão
* noz moscada q.b.
* pão branco
* azeite
* 100 g de queijo Cheddar
* chouriço (ou bacon)

Começas por cortar os brócolos e a couve flor, lavando-os de seguida.

Coloca um fio de azeite num recipiente de ir ao forno e leva-o ao forno por 10 minutos (pré aquecido a 180º). Retira, coloca os brócolos e a couve flor, tempera com sal e pimenta a gosto, cobre com uma folha de alumínio e volta a colocar no forno por 15 a 20 minutos.


Passo 2: Preparar o Molho de Mornay
Enquanto isso, coloca um fio de azeite numa panela anti aderente e acrescenta a colher de sopa de maizena. Mexe para não colar ou formar grumos. Retira do quente, acrescenta o leite lentamente, mexendo com a ajuda de uma vara de arames, eliminando todos os grumos.
Volta a colocar no fogão, em lume médio, até levantar fervura (vai mexendo). Acrescenta as natas, tempera com pimenta, sal e noz moscada a gosto, e claro, o queijo Cheddar ralado.

Numa frigideira, coloca o bacon com pão e deixa fritar (na própria gordura).

Retira os legumes do forno, verte o molho por cima, cobre com o bacon e o pão. Leva ao forno por mais 10 a 15 minutos.

Retira e serve quentinho!!! Fica tão booooooooommmmmmmmmmmm!!!!



E a minha mana diz "Eu sei que quando venho aqui almoçar levo sempre comidinha boa para a semana..."

Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário