segunda-feira, 21 de março de 2016

Páscoa a Caminho: Pão de Ló de Ovar Caseiro

Caros amigos & amigas,

Eu sou uma verdadeira aventureira na cozinha! Quando meto uma coisa na cabeça, nada me demove e o pior que pode acontecer é mesmo ter que ir almoçar/ jantar fora porque a comida ficou mesmo má.

Pois bem, estamos na época da Páscoa, mais uma daquelas festas da família onde não faltam doces e bolinhos, tradicionais de cada zona do país, que recheiam as casas de aromas e as pessoas de umas gramitas (para não dizer quilos) a mais.

Desafio apresentado no Facebook da Cozinha com Ni, alguns dos seguidores da página deram a sua opinião sobre quais os doces que gostariam de ver confeccionados em casa e de obterem as receitas mais fáceis para poderem concretizar os mesmos.

Eis os que responderam ao desafio:
  • Sandra Ferreira sugeriu um bolo de chocolate bem húmido (será feito no sábado antes da Páscoa)
  • Cláudia Oliveira sugeriu um Pão de Ló
  • Rita Machado exigiu um Molotoff
  • Adelaide Fernandes sugeriu Cavacas (o meu doce favorito).
Com estes desafios comecei este fim de semana pelo Pão de Ló de...Ovar. Conhecido por ser um bolo fofo, mas cremoso, com um recheio líquido e doce de gema de ovo. O resultado foi...não sobrar fatia para contar a história!!!

Precisas:
  • 2 ovos inteiros
  • 6 gemas de ovo
  • 100 g de açúcar amarelo
  • 50 g de farinha

E além destes ingredientes precisas também de uma dose de paciência e musculatura nos bracitos , pois o segredo está no tempo que terás que gastar a bater os ingredientes.

Começas por separar as gemas das claras e com ajuda de uma vara de arames, misturas (não bates) as gemas (guarda as claras que vamos precisar delas para o próximo doce).

Depois, numa taça grande colocas os dois ovos inteiros e vais adicionando o açúcar lentamente. Bates até formar um creme homogéneo. Acrescentas as gemas e bates uns 2 minutos. Depois, peneiras a farinha e aqui começa o desafio (para quem tem uma batedeira manual como eu): bater estes ingredientes a velocidade média durante 10 minutos.


Numa forma (preferencialmente de barro/ cerâmica) forras com papel vegetal. Vertes o preparado de Pão de Ló e levas ao forno (pré aquecido a 180º) durante 10 minutos a 225 º.

Mal terminar o tempo de cozedura, retiras e deixas arrefecer no exterior.

Depois prepara-te porque fica absolutamente delicioso!


ACEITAM-SE ENCOMENDAS !!!


DA VOSSA

NI




Sem comentários:

Enviar um comentário