terça-feira, 24 de maio de 2016

Moelas à Minha Moda

Estamos a entrar no tempo do calor (pelo menos eu espero que os próximos tempos sejam de calorzinho e de boas vindas ao Verão) e chega aquele momento em que a vontade para elaborar grandes pratos começa a desvanecer.

Falo por mim: quanto mais entramos na Primavera, mais dificuldade tenho em cozinhar aquelas refeições quentes e dá-me cada vez mais vontade de rechear a minha mesa de cor, vegetais frescos e aromas de ervas pelo ar. Por isso, não se admirem que o conteúdo das minhas receitas modifique nos próximos tempos.

Mas, é nesta mesma altura, que se realizam (pelo menos é o nosso caso), os convívios com os amigos, com uns belos petiscos a acompanhar (e menos comidinhas de "colher" ou de "panela"). Por isso, vou dedicar as minhas próximas receitas a alguns dos mais maravilhosos petiscos que se servem aqui por estas bandas de Portugal e começo com aquela que é uma das minhas especialidades mais requisitas: Moelas à Minha Moda

Precisas:
* 500 g de moelas (congeladas ou frescas)
* 120 ml de polpa de tomate
* 2 cervejas
* 1/2 litro de vinho branco
* 1/2 pimento
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* 1 colher de chá de cominhos
* 1 colher de chá de coentros
* folhas de louro q.b.
* piri piri a gosto
* pimenta a gosto
* 1 molho de salsa
* 1 colher de sopa de mostarda
* sal q.b.


O meu truque com as moelas é nunca usar água e...coze-las primeiro numa bela panela, regadas a vinho branco (ou tinto), com bastantes folhas de louro. Quando estiverem cozidas, retirar as moelas, escoar a "água" da cozedura para retirar a gordura e depois, na mesma panela, com a água já escorrida, acrescentar:
* pimento em cubos, cebola em juliana, alhos inteiros, salsa e todos os temperos indicados, regados com 120 ml de polpa de tomate e o conteúdo de uma garrafa de cerveja.

Enquanto os ingredientes cozem, cortar as moelas em pedaços bem pequenos, para depois relar o preparado do molho.

Quando o molho estiver relado e espesso, acrescentar as moelas e deixar cozer mais 10 minutos.

Servir quentinhas, com tostas de pão torrado na hora.





As moelas querem-se apuradas. Não é propriamente uma comida ligth. Por isso, a dose de condimentos a colocar depende do gosto de cada um. Eu coloquei bastante piri piri, porque os meus assim preferem, mas para aqueles que não apreciam, elas ficam deliciosas na mesma sem esta"bomba vermelha"!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário