terça-feira, 23 de agosto de 2016

Pizza de Curgete?? Sim é possível

Nesta altura do ano o quintal da minha mãe (e dos meus senhorios) enchem-se de legumes frescos, uns de travo suave, outros de aromas mais intensos, que são partilhados com a minha cozinha quase que diariamente.

Um dos legumes que mais se encontra nos quintais é a curgete, que devo dizer que são verdadeiros legumes mutantes pelo seu tamanho e dimensão exagerada. O grande problema da curgete é que colocas uma semente e nascem umas "duzentas"!!!!

Como não sou de comer sopa na altura do calor, então tenho que lhe arranjar novas "utilidades" e ontem fiz uma pizza de curgete. Oh sim, verdade verdadeira, própria para quem está dieta (não leva farinhas), apta para quem é intolerante ao glúten.

Vamos fazer?!

Precisas:
* 2 chávenas de pequeno almoço de curgete ralada
* queijo mozarela  ralado
* 1 ovo
* sal
* pimenta
* pimento aos cubos
* azeitonas
* 1 colher de polpa de tomate (ou tomate triturado)
* tomate cherry

Começa por picar a curgete no liquidificador (ou manualmente, com um ralador) e tempera com sal e pimenta. Reserva 10 minutos.
Com ajuda de papel absorvente, coloca a curgete e espreme, para retirares o excesso de água.

Numa taça, acrescenta à curgete o ovo e duas colheres de sopa de queijo mozarela. Mistura bem.

Coloca uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno e dispõe o preparado anterior. Espalma até formar uma base circular.  Leva ao forno pré aquecido a 200º por 15 minutos. Retira, vira a base e leva ao forno por mais 15 minutos.

Agora vamos rechear: espalha uma colher de polpa de tomate, coloca azeitonas e pimentos picados, cobre com mozarela, decora com os tomates cherry. Forno por mais 10 minutos, polvilha com orégãos e pronto!!! Pizza de curgete.



Se demora?! Sim, mas vale a pena a espera.
Bom apetite!!

Ni


Sem comentários:

Enviar um comentário