sexta-feira, 6 de abril de 2018

A Minha Paella Tuga

Como é de conhecimento geral, eu adoro viajar e com as viagens, além do conhecimento que adquires por estares numa outra cultura, ganhas uns quilos, sobretudo se a gastronomia for qualquer coisa de apetecível.
No ano 2017 fiz uma das minhas viagens, infelizmente sem grandes fotos para vos mostrar, dado que o meu telemóvel morreu nos dias a seguir, levando com ele todas e quaisquer recordações que nele existissem, a uma cidadezinha aqui da nossa vizinha Espanha: Barcelona.
Ora, em Barcelona descobri que afinal Espanha tem gastronomia e que ela é bastante boa...e durante a semana que lá passei, repeti pelo menos duas vezes o seu tipico prato Paella.

Obviamente, cheguei a casa e num daqueles dias em que a inspiração parecia estar no teu lado, lá agarro nas panelas e faço a minha versão, ligeiramente mais tuguinha e un petit peu lowcost

Ingredientes:
* 4 coxas de frango
* ervilhas q.b.
* 1 chouriça
* 1 cenoura grande
* 1 cebola grande
* 1/2 pimento
* 2 a 3 dentes de alho
* azeite
* 6 a 8 camarões
* limão
* 1 colher de chá de açafrão
* 1 colher de sopa de polpa de tomate
* pimenta e sal q.b.
* cebolinho ou salsa q.b.
* 1 limão
* arroz para paella ou arroz agulha vaporizado (é o que eu uso).

A primeira coisa que fazes é desossar e "despelar" as coxas de frango. No fim, corta em pedaços bem pequenos e reserva.

Segundo, pica a cebola, os alhos e os pimentos. Descasca as cenouras e corta em rodelas.

Agora sim, vamos começar. Numa panela (ou wok) colocas azeite q.b. juntamente com a cebola, alho e pimento picado, acrescentando os pedaços de frango e chouriça às rodelas. Vai mexendo e coloca as cenouras também. 



Temperas com sal, pimenta, açafrão q.b (gosto dela assim para o amarelo), a polpa de tomate (eu adicionei ainda 1 colher de café de pimentão) e se fores amante do picante, podes colocar uma malagueta.

Vais mexendo até criar uma espécie de goma no fundo, adicionando posteriormente a água e as ervilhas e deixas cozer lentamente. 


 Quando tudo estiver praticamente cozido, revês os temperos e acrescentas o arroz. Deixas cozer até a água estar quase a evaporar e acrescentas umas ameijoas (em concha) e colocas os camarões sobre a superfície.  
Cortas o limão em quartos e colocas "enterrado" no arroz. 
Tapas, deixas evaporar por completo a água, polvilhas com cebolinho e salsa picada...

Voilá, bom apetite!





Bom apetite!!

Ni...

Sem comentários:

Enviar um comentário