segunda-feira, 16 de abril de 2018

Focaccia de Salmão Fumado & Rúcula

Já abordei aqui no blog que faço parte de um grupo de cozinheiras, com ou sem blog, no Facebook. O interessante deste grupo continua a ser o facto de colocar desafios a quem dele faz parte, embora por vezes sinta que as pessoas só o querem usar para publicitar o seu blog ou quiça os seus serviços.
A menina que "gere" este grupo desafiou-nos a fazer uma receita de um livro que ela tinha lá em casa. Cada uma escolhia uma página e puff, a receita que nos saísse tinha que ser concretizada.

Eu escolhi uma das última página do livro, em que a receita se intitulava "Preguiça de Domingo". Quando a li, achei que embora fosse boa, eu tinha que a tornar ainda melhor e, acima de tudo, minha. O resultado desta aventura, que demorei a encontrar um nome, ficou simplesmente soberbo, em que não sobrou pedaço para contar história, obrigando-me a mim esta semana a correr pelo menos mais 2 km para compensar as calorias (excessivamente), ingeridas.

Do original para a Ni, eis os ingredientes que devem ter à mão:
Para a massa (podem comprar feita)
* 500 g de farinha
* 1 pacote de fermento de padeiro Vahiné 
* sal q.b.
* 1 colher de sopa de azeite
* 200 ml de água

Para o recheio:
* 100 g de tomate cherry fresco
* 100 g de cogumelos frescos
* 1 pimento baby amarelo
* 1 colher de café de alho em pó
* 150 g de salmão fumado 
* 3 colheres de sopa de natas 
* mozarella q.b.
* azeitonas q.b descaroçadas e às rodelas
* azeite q.b.
* tomilho ou outra erva para aromatizar.



Começar pela massa: dissolve o fermento nos 200 ml de água morna. Faz um buraco no centro da farinha e coloca o sal fino e a colher de azeite. Com ajuda de um garfo, vai misturando a água com a farinha até que forme uma massa. 
Amassa e deixa repousar cerca de 30 minutos, coberta com um pano. 
Após, estica a massa com um rola e deixa que fique com cerca de 0,5 cm a 1 cm de espessura. Pica com um garfo e leva ao forno, pré aquecido a 190º por 5 minutos.

Enquanto isso, prepara o recheio!

Numa frigideira ou wok coloca o tomate partido em gomos, os cogumelos e o pimento. Tempera com sal e pimenta a gosto e deixa refogar entre 5 a 10 minutos. 

Quando estiver pronto, retiras e vertes o preparado sobre a tua base de focaccia, que já se encontrará ligeiramente dourada. 

Dispões o salmão fumado, acrescentas as azeitonas, cobre com mozarella e vertes as natas.
Polvilha com tomilho e forno a 220º por mais 10 minutos.



E está pronta...

Serve com rúcula e saboreia...

Nhamiii



Bom apetite...Ni

Sem comentários:

Enviar um comentário