sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A refeição mais importante do dia...Panquecas de Aveia

Breakfast in Tiffanys


Existe a ideia que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, mas nem todos os nutricionistas ou pessoas concordam com essa acepção. 
A verdade é que pode variar de pessoa para a pessoa a necessidade de tomar ou não pequeno almoço, ou seja, tal e qual uma dieta, o que é bom para mim pode não ser bom para ti.

Passamos cerca de 7 a 8 horas a dormir, mas durante esse período de repouso, o nosso corpo e organismo não deixam de funcionar. O corpo continua a respirar, o coração a bater, o cérebro a processar informação, os fluídos corporais a seguir o seu curso, desgastando energia que precisa de ser reposta.

Lembro ainda que aqueles que têm sonos mais agitados (mexem-se muito, falam durante a noite, gesticulam ou acordam muitas vezes), o desgaste de energia é ainda maior.

O facto é que pequeno almoço é uma refeição tão importante como qualquer outra: se escapar-mos a uma determinada refeição, o nosso corpo vai ter que compensar-se de alguma forma. 

Assim sendo, o meu conselho é simples: 
  • tomar o pequeno almoço sempre à mesma hora;
  • a forma como é o pequeno almoço depende de cada um: pode ser apenas um chá;
  • não fiques sem comer até à hora de almoço;
  • e se tiveres FILHOS senta-te com eles à mesa, bebe um café, para dares o exemplo e eles irem com as energias repostas para a escola.

E para fugires um pouco ao habitual café com pão ou leite com cereais, que tal experimentares...

Panquecas de Aveia (para duas pessoas)

Ingredientes 


Como fazer?!
1. Numa taça colocar 6 colheres de aveia ou flocos de aveia
2. Juntas cerca de 6 colheres de leite.
3. Colocas o ovo.
4. Raspas o limão ou a laranja a gosto (depende sempre de cada um).
5. Bate tudo com uma vareta de cozinha!

(Caso uses a aveia em grão, podes sempre misturar tudo no liquidificador ou mesmo usar a varinha mágica para misturares bem os ingredientes).

6. Coloca uma frigideira anti aderente a aquecer. Quando estiver bem quente, colocas com uma concha de cozinha parte da mistura.
7. Cozinha até começar a desprender dos lados e depois vira. 
8. Deixa ficar mais uns minutos e está pronto a servir.


Panquecas de Aveia com Canela

Acompanhamento
As tuas panquecas de aveia podem ser "cobertas" com inúmeros ingredientes a gosto. 
  • Os mais conhecidos: mel, doce, compotas, topping de chocolate/ morango, chocolate quente, Tulicreme, Nutela;
  • Os menos conhecidos (igualmente bons): manteiga de amendoim; marmelada, queijo tipo Philadelphia, canela (as minhas favoritas, mas opto por colocar a canela na mistura inicial), queijo e fiambre, fruta...
Não te esqueças de acompanhar as tuas panquecas com uma bebida bem saborosa: café, chocolate quente (só se não colocares chocolate nas panquecas), chá, leite, iogurte...

NOTA:
As quantidades variam: depende de pessoa para pessoa. As primeiras vezes a tua panqueca pode desfazer-se, se isso acontecer significa que tens que colocar mais aveia. Por isso, fica atento/a às quantidades.

Da vossa
NI







Sem comentários:

Enviar um comentário