segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Esparguete Nero com Salmão Fumado, Camarão & Rúcula Fresca

Eu adoro cozinhar. Ainda ontem estava ao telefone com a minha amiga Sílvia e não me cansava de lhe dizer o quanto isso me dava prazer. Esse prazer imenso vem mesmo da minha infância, de quando a minha doce avó me dizia que "cozinhar não era mais que um acto de amor". Eu cozinho com amor e principalmente para aqueles que amo. 
Como não poderia deixar de ser, também tenho livros de receitas, um particularmente especial: Receitas para todos os dias, de Joana Roque (Edição de 2014) oferecido pela minha irmã e pelo namorado no meus 30 anos!!!!



Por isso, ontem à noite, ao fim de 4 dias sem companheiro em casa, decidi fazer-lhe um pratinho especial de massa (ele adora massa) que teve por base uma das receitas da Joana Roque: Esparguete Nero com Salmão Fumado, à qual, como não podia deixar de ser, acrescentei o meu toque especial.

Vamos precisar, para duas pessoas:
  • 250 g de esparguete Nero
  • 500 g de camarão descascado
  • 1 dente de alho
  • 100 g de salmão fumado
  • rúcula q.b.
  • 3 queijinhos da Vaca que Ri ou duas colheres de queijo tipo Philadelphia
  • sal, pimenta, azeite
  • 1 casca de limão
  • 1 folha de louro
Coloca uma panela com água a ferver, tempera com sal e um fio de azeite.


Num tacho coloca o alho finamente picado, um fio de azeite e quando fervilhar, acrescenta os camarões descascados. Tempera com sal a gosto, uma folha de louro partida e uma casca de limão (que retiras quando estiverem cozinhados).
Quando a massa tiver cozida, escorre bem e reserva.
Usando a mesma panela da massa, coloca os 3 queijos da Vaca que Ri, cerca de 2 a 3 colheres de sopa do molho libertado pelos camarões e tempera com pimenta. Quando formar uma pasta liquida, acrescenta a massa e mexe bem.


Acrescenta os teus camarões, o salmão fumado cortado em tiras e a rúcula. 



Está pronto a servir!!!!

Dicas:
O queijo para barrar/ queijo creme é um óptimo substituto das natas em pratos de massa. Fica saboroso e menos "pecado da gula"

Foi a primeira vez que comprei salmão fumado e devo dizer que aconselho!!! Comprei marca Lidl e aconselho como em qualquer caso em que haja salmão à mistura, verifiquem sempre a data de validade. No caso de peixe fresco: devem comer fresco ou assim que descongelam, porque o salmão é muito propenso ao desenvolvimento de bactérias.



1 comentário: