domingo, 25 de outubro de 2015

E um prato tradicional...Rojões com Castanhas

Domingo é o dia dos almoços de família. Cá em casa isso não acontece muitas vezes. Os meus pais vivem longe e aproveitamos o domingo para descansar o que não conseguimos durante a semana. Por isso, quando tenho cá a família tento sempre fazer alguma coisa especial.
Para este domingo tenho  um prato tradicional (a pedido de uma leitora…esta é para ti prima!!!).
Não é que não goste de comida tradicional portuguesa, mas onde eu cresci o peixe, a fruta frescas, legumes coloridos e especiarias estavam lá a lado: Moçambique, the land of my dreams.
Desafio aceite e vamos lá servir Rojões com Castanhas!

Rojões com Castanhas

Para quatro pessoas vais precisar de:

1.  1 kg de lombo de porco, sem osso ou se preferires 1 kg de rojões à tua escolha
2. 250 g de castanhas congeladas
3. Azeite q.b.

Para temperar usei:

ü  1 colher de sobremesa de pimentão doce
ü  Pimenta
ü  Sal (eu uso flor de sal cá em casa)
ü  Cominhos
ü  4 a 5 dentes de alho
ü  2 copos de vinho branco
ü  4 folhas de louro

Dizem que o truque dos rojões é temperar no dia anterior (aprendi com uma amiga há uns 15 dias).´

Eu comprei 1 kg de lombo sem osso, por isso em primeiro lugar cortei em pedaços pequenos. Coloquei a carne numa tupperware e acrescentei uma colher de sobremesa de pimentão doce, um punhadito de sal (eu não uso muito sal), os 5 dentes de alho picados, as folhas de louro partidas em pedaços bem pequeninos, cominhos e pimenta q.b. Acrescentei os 2 copos de vinho branco, tapei a tupperware e foi ao frigorífico 24 horas…

Para preparares os teus Rojões

Coloca numa wok ou panela larga e funda coloca azeite, alho e cebola bem picadinhos. Deixa ferver e acrescenta os teus rojões marinados e vai mexendo para que eles fritem bem e não colem no fundo. A minha amiga que fez uns rojões divinais diz que o truque é não acrescentar água, por isso nada de água ou qualquer outro líquido que não o azeite: a própria carne vai largando um suco que ajuda a cozinhar melhor. 




Quando estiverem bem fritos, acrescenta as castanhas, mexe bem e aguarda uns 10 minutos.

Enquanto os teus rojões “rugem”, vai descascando as batatas em cubos pequeninos, para fritaressó que desta vez será no forno!!!! Depois de as lavares, seca-as com um pano de cozinha (limpo), dispõe num tabuleiro de ir ao forno, tempera com sal, salsa seca e rega com azeite. Agita bem para envolver todas as batatas com os temperos e leva ao forno cerca de 40 minutos.





E cá está, um prato tradicionalmente português, com truques dados pela  Sílvia Marques e pedido pela priminha Patrícia Sousa (que acredito ser uma especialista em pratos tradicionais).


Enfeita com rodela de laranja e salsa fresca picada

E para acompanhar temos batatas fritas no forno e uma salada de tomate e pepino, temperada com sal e vinagre balsâmico...


Da vossa
Ni...

2 comentários:

  1. Que rico aspeto! Nham nham! ..Estou orgulhosa de ti! Da proxima fazes para mim sim? Beijo

    ResponderEliminar
  2. Da próxima está combinado!!! Mas levas a sobremesa...Beijo

    ResponderEliminar